Nº de visitantes

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Missão de um proerdiano

Muitas vezes, nós proerdianos, somos abordados por alguém que enfrenta problemas familiares relacionados ao consumo de álcool e outras drogas.

O Proerd enquanto atividade de prevenção primária, isto é, ainda a nível educacional, não se destina a proferir palestras e nem a prevenção a nível terapêutico, que já se trata de intervenção quando se instala a dependência.

O que ocorre é que quando a pessoa chega a procurar uma solução para seu problema, parece encontrá-la em nós policiais instrutores do Proerd.

Particularmente, já enfrentei várias situações em que vi pais e mães chorarem desesperadamente na minha frente, desabafarem, expor para mim toda sua intimidade sem me conhecer. Tal situação me deixou um tanto angustiada e com um grande sentimento de impotência.

Por outro lado, essa mesma situação, faz me acreditar ainda mais no poder da prevenção, pois quando ela efetivamente acontece, contribuímos para evitar que um pai chore a lamentável circunstância na qual o filho se encontra.

Sigamos enfrente proerdianos! Nossa missão é árdua, mas indubitavelmente é recompensadora.

Link interessante:
http://www.senad.gov.br/onde_buscar_ajuda/onde_buscar_ajuda.html

Nesse link você encontra clínicas, centros de tratamento, comunidades terapêuticas – públicas ou privadas – em todos os Estados do país. Acessem!!!

Celliny Alves Vital Barros Campos – Sd PM
Auxiliar da Seção Executiva do Proerd

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Intrutor informado é instrutor atualizado!

Vivemos na era da informação. Com tanta tecnologia a nosso favor as notícias do dia anterior já se tornam obsoletas, então amigos instrutores, procurem cada vez mais novidades, veja o que há de novo, leia, prepare-se, informe-se.

O site da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, disponibiliza cartilhas para download com orientações sobre drogas com uma linguagem clara, simples e objetiva.

Vale a pena conferir!

O endereço é: http://www.senad.gov.br/publicacoes/publicacoes.html

Um abraço!
Coordenação Estadual do Proerd Goiás

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Material didático do PROERD passa por revisão de conteúdo


Desde o segundo semestre desse ano os estudantes atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em Goiás estão utilizando material didático com conteúdo inteiramente revisado. Ao todo, aproximadamente 90 mil livros do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e também os direcionados aos pais serão impressos com as mudanças, que fazem parte do plano de expansão do programa no Estado.

A responsável pela capacitação e treinamento de instrutores, capitã Cláudia da Silva Lira, informa que o material didático está em conformidade com as novas regras ortográficas. Também foram feitas retificações de alguns conteúdos técnicos dos livros do 7º ano (cérebro e suas funções).

No início deste mês foram distribuídos 25 mil exemplares dos livros, incluindo os direcionados aos pais. O restante será repassado aos estudantes no próximo ano. A capitã Cláudia explica que o material está sendo custeado graças ao convênio 414/08 firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). É com essa importante parceria que o PROERD em Goiás tem executado seu plano de chegar a mais escolas em todo o Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fundação Tiradentes

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dados de aplicação do Proerd no Estado de Goiás



Em 2009 - 1º semestre - contamos com a atuação de 83 instrutores em todo o Estado, foram 60 municípios atendidos pelo programa, atendendo um total de 524 escolas.

No 5º ano do ensino fundamental 23.442 crianças foram beneficiadas pelo programa e no 7º ano do ensino fundamental 5.198 adolescentes. Totalizando 28.640 crianças e adolescentes no 1º semestre de 2009.

Num total geral 346.075 crianças e adolescentes contaram com o Proerd para "dizer NÃO às drogas e à violência" desde 1998.

Municípios atendidos:
Águas Lindas
Alto Paraíso
Anápolis
Aparecida de Goiânia
Aragoiânia
Bom Jesus
Brazabrantes
Britânia
Buriti de Goiás
Cabeceiras
Cachoeira Alta
Cachoeira Dourada
Campinaçu
Catalão
Corrego do Ouro
Cristalina
Deuslândia
Flores de Goiás
Formosa
Gameleira
Goiandira
Goiânia
Goianira
Goiás Velho
Goiatuba
Guarani de Goiás
Guarinos
Hidrolândia
Iaciara
Inaciolândia
Inhumas
Ipameri
Itumbiara
Minaçu
Mineiros
Morrinhos
Mossamedes
Mundo Novo
Niquelândia
Nova Aurora
Nova Veneza
Novo Brasil
Novo Gama
Orizona
Ouvidor
Paranaiguara
Pilar de Goiás
Pires do Rio
Planaltina
Porangatu
Posse
Quirinópolis
Sanclerlândia
Santa fé de Goiás
São João D´Alinça
São João da Paraúna
São Miguel do Araguaia
Senador Canedo
Silvânia
Stº Antônio do Descoberto
Uruaçu




Fonte: Coordenação Estadual Proerd

Educação começa em casa

Educação: De pai pra filho
Thiago Peixoto

      Tentar transferir a responsabilidade da educação para a escola é algo que nunca deu e nunca dará certo. Os pais precisam se conscientizar de que participar da escola não é o mesmo que apenas se informar sobre seus filhos. É preciso acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento educacional pra valer.

 
      O sucesso educacional depende de fatores que ultrapassam a sala de aula e os muros das escolas. Mesmo que tudo fosse perfeito – melhores professores, ótima infraestrutura, ensino em tempo integral –, ainda assim a aprendizagem de um aluno dependeria muito da participação ativa e exigente dos pais. Mesmo que o estudante se esforce, seus avanços serão limitados se não houver dedicação da família.
     
      Tentar transferir a responsabilidade da educação para a escola é algo que nunca deu e nunca dará certo. As experiências de sucesso revelam a importância da participação da família e da comunidade no ambiente escolar. Onde os pais vigiam, censuram, cobram, apoiam e aplaudem, a educação melhora. O contrário se verifica onde a maioria dos pais se omite e despreza a participação na vida educacional dos filhos.
      Quem não teve acesso a um ensino de qualidade tende a valorizar menos a educação. Pude comprovar isso de perto visitando famílias alheias à vida escolar de seus filhos. A realidade é ainda mais dura em famílias com baixa escolaridade e com baixa renda mensal: pais incentivam filhos a abandonar a escola, pois preferem vê-los trabalhando e levando dinheiro para casa. O que pode até satisfazer as necessidades mais urgentes da família, mas os condena a um futuro lamentável e limitado. Cria-se um círculo vicioso que atingirá as próximas gerações.

      Uma realidade triste da nossa sociedade que só pode ser combatida com educação de qualidade. Percebendo isto, algumas escolas públicas adotaram ações para encarar este crônico problema. Foram além das tradicionais reuniões de pais e mestres e criaram a função de “coordenador de pais”, cargo este geralmente ocupado por uma pessoa de credibilidade. É este coordenador o responsável por visitar famílias de alunos cujos pais não estão integrados ao ambiente escolar. É ele também que mobiliza e organiza atividades especiais com participação dos pais e alunos, como oficinas e palestras educativas.
      Os pais precisam se conscientizar de que participar da escola não é o mesmo que apenas se informar sobre seus filhos. É preciso acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento educacional pra valer. Saber se eles estão indo às aulas, auxiliar na lição de casa, apontar aos gestores da escola quais as deficiências e falhas verificadas, ter um canal de diálogo aberto com os professores, sugerir, opinar, tomar decisões em conjunto. Esse esforço resultará na transformação de dois mundos aparentemente diferentes num lugar comum, onde os alunos serão os principais beneficiados.

Thiago Peixoto é economista, deputado estadual (PMDB) e um dos coordenadores, em Goiás, do comitê Todos Pela Educação



Publicado no jornal O Popular do dia 16/09/2009



Vídeo 10 anos Proerd PMGO

http://www.youtube.com/watch?v=RBEe87opD7E