Nº de visitantes

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FACES DA DROGA

POR NELIO FLÁVIO

Viver sem drogas é valorizar a vida,
É preservar o que temos de mais importante...
O nosso corpo, o nosso cérebro.
É sempre encontrar várias portas, várias saídas.

Viver com drogas é encontrar desprezo,
Encontrar solidão, angústia, depressão.
É um caminho sem volta, um futuro sem solução.
É ver que o mundo fugiu de suas mãos.

Viver sem drogas é ver o ver o mundo como ele é,
As pessoas como elas são
É ter a sensibilidade de ver os sentimentos, de conhecer o coração.

Viver com drogas não é viver...
É destruir a vida, é padecer.
Em uma alucinação que logo vai acabar,
É acabar com a sua vida, perder sua família, destruir o seu lar.

Então vamos nos unir,
Vamos lutar.
Diga não às drogas
Pra vida continuar.

Vamos viver um mundo sem drogas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Grande ou pequeno traficante! Faz diferença???

Os tempos são de total irredutibilidade no que se refere ao uso e abuso de drogas. Tampouco se espera leniência para com os traficantes, seja ele de "pequeno ou grande porte". Tal comportamento (leniente) colocou em xeque o ex-Secretário Nacional Antidrogas, Pedro Abramovay que de maneira infeliz demonstrou ser favorável ao uso de penas alternativas para pequenos traficantes de drogas, desde que na condição de réu primário. A posição do então secretário foi criticada com veemência pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Essa postura ainda lhe rendeu a perda cargo, o que comprova o rigor nas medidas repressivas ao narcotráfico do atual governo.


Se a atividade repressiva tem demonstrado nuances um tanto divergentes, o que esperar da que enfoca a prevenção, tanto mais política que a primeira? 


Enquanto as providências se delongam na burocracia, inúmeros são os jovens que se perdem no mundo das drogas e estima-se que muitos se perderão se não pudermos contar com o apoio necessário para a eficácia das medidas preventivas.


Por esta razão é que nós enquanto proerdianos temos que vestir nossas "armaduras" certos da árdua missão para a qual fomos capacitados. Mesmo com os entraves proporcionados pela burocracia, façamos a nossa parte.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Proerd 2011

Olá caros proerdianos!!! 

Bom, o Proerd este ano promete! 



Teremos em breve um encontro com todos os intrutores, que receberão um kit com agasalho, camiseta, pasta, bem legal mesmo!!! Além disso, neste mesmo dia serão repassadas as informações sobre as novidades curriculares, e, ainda haverá a distribuição do material para aplicação, bem como o planejamento das atividades do ano.

A data já está definida! Será dia 10/02/2011. Programe-se, pois, a parte documental já está sendo providenciada. 


Gostaríamos de aproveitar para divulgar o nosso grupo no Google Groups que tem a finalidade de facilitar a comunicação entre nós instrutores, bem como a criação do perfil da Coordenação Estadual do Proerd Goiás no Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002021469717

É do conhecimento de todos que as redes sociais facilitam a comunicação e a interação. Assim sendo, a Coordenação do Proerd convida você a participar da rede, enviando sugestões, críticas e conta com a sua colaboração no sentido de divulgar o nosso programa que é sabidamente o maior programa de prevenção às Drogas do Brasil.


Nosso Blog também sofrerá algumas alterações, novidades que proporcionarão ao instrutor Proerd ou demais membros cadastrados postarem suas próprias matérias, relatar as novidades de sua região. O blog contará também com algumas ferramentas úteis como downloads de documentos, vídeos, canções dentre outras novidades. Provisoriamente estamos operando o coordenacaoproerdpmgo.blogspot.com, que em breve terá domínio próprio.


Um abraço da Equipe da Coordenação do Proerd 


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Oxi a uma droga devastadora





Há algum tempo as notícias que envolvem o uso e abuso do crack têm tomado os noticiários e a comunidade atônita se vê sem preparo para enfrentar o problema. Mas antes que se consolidem as políticas de prevenção ao crack, eis que surge uma nova droga: OXI! O Diário da manhã no último dia 13/01  trouxe na capa o alarde, informando sobre as consequencias devastadoras desta droga. De acordo com o DM, o Oxidado ou Oxi, possui em sua composição pasta-base de cocaína, cal e querosene. 

A substância já matou inúmeros usuários no Acre e segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, Edemundo Dias, apesar de a droga não ter chegado a Goiânia, alerta sobre a aproximação, pois algumas pedras foram apreendidas no Distrito Federal.

Outra notícia preocupante se refere ao custo da substância, que segundo a matéria publicada é bem mais baixo que o crack, o que facilita o acesso e difunde o uso. Além disso tem alto poder viciante.

É neste momento que a prevenção se faz extremamente importante, pois, sempre existirão novidades, novas drogas, novos hábitos e somente uma base sólida é capaz de prevenir a disseminação de fatos e situações que causem um desequilíbrio social.





segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PROERD: UMA REVOLUÇÃO NO NORDESTE GOIANO!

          
  O Proerd começou a ser aplicado na área do 24º BPM – Posse/GO, em 2004, com o então 2º Sgt Melchisedeck Perez, hoje Subtenente. Tudo começou em Alvorada do Norte e Simolândia, com uma empolgação tremenda! Só que...
ST Perez
            Em 2005 o Sargento Perez foi para Posse e lá começou tudo de novo... Contatos, explicações, apresentações, abertura de portas. Sucesso total, assim como em 2006.
            O ano de 2007 trouxe várias surpresas para o 24º BPM: ganhou companhia para aplicação do programa Sd PM Patrícia (hoje em Formosa/GO), Sd PM J. Santos (Iaciara) e Sd PM Hiledaene. Foram atendidas todas as turmas de 4ª e 6ª Séries (hoje 5º e 7º Ano) tanto em Posse como em Iaciara.
            Tudo correu de forma tranqüila em 2008. O 24º BPM chegou a distribuir nesse período dezenas de bicicletas, 04 computadores (PCs), DVDs, celulares, televisão, calçados, etc, etc e põe etc nisso!
            O ano de 2009 foi diferente, pois interrompeu-se a aplicação do Proerd para 7º Ano, mas todas as turmas de 5° Ano de Posse e Iaciara foram atendidas, com a novidade da inclusão de Guarani de Goiás na rota do Proerd, além da chegada da nova instrutora a Sd PM Elaine de Paula.
            Agora, 2010 foi diferente! Uma loucura! Tudo de bom aconteceu nesse ano! O Sargento Perez atendeu no primeiro semestre as cidades de Posse (parte das escolas) e Alvorada do Norte. Sozinho, pois a Sd PM Elaine de Paula estava de licença maternidade. No segundo semestre, com apoio do Comando do Batalhão, na pessoa do Tenente Coronel Marcos Alves dos Santos, foi a Campos Belos, aplicar o Proerd não em dez semanas, mas em 10 dias! Isso mesmo dez dias! Aplicou atendendo às escolas municipais.
Sd J Santos
            Voltou para Posse, atendendo às demais escolas, mas atendendo simultaneamente os municípios de Simolândia, Buritinópolis e Guarani de Goiás. Missão cumprida! Após isso, não satisfeito, voltou para atender às escolas estaduais de Campos Belos, novamente em ritmo intensivo (as 10 aulas em 10 dias). Agora já como Subtenente. Incentivou à Sd PM De Paula para aplicar o Proerd Séries Iniciais e, com muita ousadia, essa guerreira proerdiana, como já publicado, atendeu a mais de 460 (quatrocentos e sessenta) crianças e o Sd PM Joaquim Moreira dos Santos capacitou mais de 500 crianças no Proerd “Uma visão de suas decisões” em sua Iaciara.
            Ou seja, no 24º BPM o Proerd tem um ritmo diferente. Tudo parece ser meio louco, mas a loucura ali pratica é uma loucura sã, que visa o bem do próximo e o fortalecimento do nome da Polícia Militar.
            Foram momentos muitas vezes de nível elevado de estresse, mas o Proerd... É... O Proerd merece...
        Saudações proerdianas do efetivo proerdiano do 24º BPM: Subtenente Melchisedeck Perez, Sd PM Joaquim Moreira dos Santos e Sd PM Elaine de Paula Oliveira Amaral e Sd PM Hiledaene Pereira dos Santos, mesmo afastada, mas sempre proerdiana.
            Feliz 2011!


Subtenente Perez