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quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ÉTICA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".


Etimologicamente a palavra ética vem do grego "ethos", que significa modo de ser, caráter, e tem seu correlato no latim "morale", que significa costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÉTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich dentre outros.

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns.

Modernamente, a maioria das profissões têm o seu próprio código de ética profissional, que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, derivadas da ética, freqüentemente incorporados à lei pública. Nesses casos, os princípios éticos passam a ter força de lei; note-se que, mesmo nos casos em que esses códigos não estão incorporados à lei, seu estudo tem alta probabilidade de exercer influência, por exemplo, em julgamentos nos quais se discutam fatos relativos à conduta profissional. Ademais, o seu não cumprimento pode resultar em sanções executadas pela sociedade profissional, como censura pública e suspensão temporária ou definitiva do direito de exercer a profissão. E na polícia militar não é diferente, podendo e devendo ser mais rigorosa ainda.

A ética e a moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar. O conceito foi descrito por Freud e recebeu a designação de complexo por Carl Jung, que desenvolveu semelhantemente o conceito de complexo de Electra.

Freud baseou-se na tragédia de Sófocles(496-406 a.C.), Édipo Rei, para formular o conceito do Complexo de Édipo, a preferência velada do filho pela mãe, acompanhada de uma aversão clara pelo pai.

O Complexo de Édipo é uma referência à ameaça de castração ocasionada pela destruição da organização genital fálica da criança, radicada na psicodinâmica libidinal, que tem como plano de fundo as experiências libidinais que se iniciam na retirada do seio materno. Importante notar que a libido é uma energia sexual, mas não se constitui apenas na prática sexual, mas também nos investimentos que o indivíduo faz para obtenção do prazer.

Segundo Freud a transferência seria uma repetição de protótipos infantis, ocorrendo um deslocamento do afeto de uma representação, paterna ou materna, para outra pessoa, agora podendo ser no professor, que passa a ter lugar como as figuras parentais .

Já Lacan afirmou que a transferência é um fenômeno que atualiza a realidade inconsciente, modificando as relações do sujeito com seu inconsciente. A transferência é como uma experiência dialética do desejo.

Segundo as teorias freudianas esta fase de transferência na criança estará acontecendo na idade escolar e o policial agora é visualizado duplamente, como professor e protetor/defensor, podendo esta transferência ser direcionada com mais afinco a ele.

Interpretando estas teorias estamos falando de desejos, paixões que até então não estão relacionados com sexo, porém, os alunos que serão atendidos pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) vão estar na idade que estarão tendo uma “explosão” hormonal, para que haja desenvolvimento e caracterização sexual, e o instrutor PROERD deverá usar de muita cautela em suas atitudes, palavras e ações, devendo se limitar ao máximo em não cair no jogo da sedução, que agora passa a ter de certa forma distorcida ainda, apetite sexual, e o toque aqui tem um valor muito grande pra elas. Seja sábio e prudente, valorize a ética profissional militar onde na função que estás deverás ser como um esmalte a zelar pela ordem, disciplina, respeito, conduta e transmissão do saber.

 Sérgio Antônio VIEIRA - Sd Instrutor PROERD
 Enfermeiro COREN-GO 4143

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